Pós operatório de abdominoplastia: Quais orientações? - Dra. Marina Felca

Pós operatório de abdominoplastia: Quais orientações?

Prótese mamária e linfoma associado Quando é preciso se preocupar
Prótese mamária e linfoma associado: Quando é preciso se preocupar?
09/08/2019
Correção de cicatriz: Quando é indicado?
Correção de cicatriz: Quando é indicado?
22/08/2019
Pós operatório de abdominoplastia: Quais orientações?

O pós operatório da abdominoplastia é muito importante para evitar complicações e ter o resultado tão almejado. Ou seja, esse é um tratamento que não termina depois da cirurgia, o período de recuperação entre 10 dias a 2 meses chega a representar 30% do resultado final.

As atividades cotidianas só podem ser retomadas depois da alta clínica, que ocorre geralmente depois dos 15 dias. Mas, isso não quer dizer que certos cuidados não devem ser tomados.

É  fundamental seguir à risca as orientações médicas. Entenda quais são:

Cuidados especiais na primeira semana

Os primeiros 7 dias após a abdominoplastia requer repouso, as pernas precisam ficar dobradas para cima para não tracionar os pontos da cirurgia.

Não se deve só ficar na cama, é ideal andar dentro de casa com a ajuda de alguém.

Beba muita água e no 3º dia se tiver condições, é ideal passar no consultório médico para uma consulta.

Quem estiver de dreno, pode remover entre 2 ou 7 dias, conforme orientações médicas.

A cinta só deve ser retirada conforme orientação médica, geralmente ocorre lá pelo 6º dia, então, é possível lavar a região operada no banho. O motivo é que ela é responsável pelo suporte na incisão cirúrgica e ajuda a diminuir o inchaço.

Os 7 primeiros dias são delicados, mas depois que passa esse período, o paciente começa se sentir melhor e na maioria das vezes, não é mais preciso nenhum medicamento.

Posição certa para dormir

A paciente deve dormir de barriga para cima, recostada e com as pernas dobradas. Não se deve dormir de lado ou de barriga para baixo para não pressionar o abdômen e machucar a região operada.

O ideal é ter uma cama articulada para elevar a parte do tronco e pernas, para ficar mais confortável, algumas pessoas alugam uma cama hospitalar para os primeiros 15 dias. Mas, se isso não for possível, pode-se colocar almofadas nas costas, pois o objetivo é e elevar o troco e levantar as pernas.

Mantenha essa posição por 15 dias.

Quando tomar banho

Nos primeiros 6 a 8 dias não se pode tomar banho no chuveiro, nesse caso, deve-se seguir as orientações médicas.

O motivo, é que não pode tirar a cinta modeladora e nem molhar a região operada.

A higiene íntima e nas outras partes do corpo deve ser feita com lenços umedecidos e sem muito esforço.

Atenção para andar nos primeiros dias!

Durante os primeiros 15 dias pode haver dores na região, por isso, andar pode ser bastante desconfortável. É ideal que dobre o tronco e curve as costas, sempre apoiando as mãos na barriga, como se estivesse segurando.

Essa posição alivia as dores. Ande sempre devagar, respeite seus limites!

Quando voltar a rotina normal

Depois de 15 dias geralmente pode-se fazer pequenas caminhadas e voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço.

Exercícios leves devem ser retomados somente depois de 1 mês, mas a volta da rotina normal, é somente depois de 2 meses.

Vale lembrar que o tempo correto depende da técnica usada e quantidade de pele removida. 

Somente o cirurgião pode indicar a hora exata de voltar a rotina.

O uso da cinta e meias de compressão

A princípio, a cinta não pode ser tirada nos primeiros 6 a 8 dias, nem para tomar banho, conforme orientação médica. Ela ajuda a reduzir o inchaço, facilitar os movimentos e prevenir complicações.

Depois desse prazo, já pode tomar banho e trocar a cinta, por isso, é ideal ter pelo menos duas.

A cinta deve ser usada por pelo menos 45 dias após a abdominoplastia.

Com relação as meias de compressão, deve ser retiradas somente quando a paciente começar a se locomover normalmente e fazer suas atividades no dia a dia.

Como aliviar as dores

Depois da abdominoplastia, é comum sentir dores na região operada ou até mesmo nas costas, afinal, a paciente vai ficar muitos dias deitada.

Pensando nisso, o cirurgião sempre vai indicar medicamentos que devem ser ingeridos nas horas indicadas. Massagens nas costas também podem ser feitas para aliviar as dores.

O intestino pode não funcionar direito nos primeiros dias, então, o consumo de fibras é indicado.

Quando fazer drenagem linfática?

As manobras de drenagem linfática ajudam a reduzir o inchaço e os hematomas pós cirúrgicos. Essa técnica está associada aos bons resultados pós operatórios.

Geralmente, é ideal fazer pelo menos 10 sessões de drenagem linfática. O procedimento pode ser feito à partir de 48 a 72 horas depois da cirurgia, o cirurgião fará a recomendação correta para seu caso.

Como deve ser a alimentação depois da abdominoplastia?

As recomendações iniciais depois da cirurgia são:

  • Ficar as primeiras 4 horas sem comer para evitar náuseas e vômitos;
  • Depois de 5 horas pode-se comer algumas torradas ou chá, vai depender da condição do estômago da paciente, pois deve ser evitado o vômito para não forçar os pontos na barriga;
  • Após 8 horas é indicado ingerir sopa com um pão e chá.

Nos dias seguintes, opte por uma refeição leve com grelhados, legumes, saladas e frutas. A alimentação saudável vai ajudar a aprimorar os resultados da abdominoplastia.

Dentro desse período, caso sentir dificuldades para respirar, febre, dor intensa, cheiro fétido e outros sinais de infecção, procure o atendimento médico imediatamente.

Espero ter ajudado com estas dicas e algumas explicações. 

Vale lembrar que como todo procedimento cirúrgico a abdominoplastia implica riscos à saúde, caso não seja cuidada adequadamente nos procedimentos pós cirúrgicos, por isso, é imprescindível seguir todas as instruções médicas corretamente.

Caso tenha mais dúvidas ou deseja saber mais a respeito deste procedimento, pode agendar uma consulta comigo! Terei o maior prazer em atender você!

Gostou do conteúdo? Confira também: Abdominoplastia: Quais as indicações e riscos?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Marina Felca
Marina Felca
Atua na cidade de Americana - SP e atualmente compõe o corpo clínico do Hospital São Francisco, Hospital São Lucas e Hospital Unimed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *