Mitos e verdades sobre abdominoplastia e gestação - Dra. Marina Felca

Mitos e verdades sobre abdominoplastia e gestação

Cuidados com a pele na gravidez
Cuidados com a pele na gravidez
23/04/2018
tipos de câncer de pele
Prevenção e tratamento dos tipos de câncer de pele
18/05/2018
abdominoplastia e gestação

A abdominoplastia e gestação podem caminhar juntas? Essa é uma dúvida muito comum nas pacientes que realizam a abdominoplastia e desejam engravidar. A cirurgia de abdominoplastia pode ser realizada antes ou depois da gravidez, mas depois da cirurgia é aconselhável esperar cerca de 1 ano para engravidar. Para que os resultados da cirurgia se mantenham quando a mulher engravidar, deverão ser tomados alguns cuidados com a abdominoplastia e gestação como usar muito óleo ou creme hidratante na barriga e nas mamas e não aumentar muito de peso durante a gestação. Isso evita que a pele estique além do necessário e acumule gordura, o que pode comprometer os resultados da abdominoplastia. Nessa cirurgia, nós retiramos a gordura e o excesso de pele localizada entre o umbigo e a região pélvica e costuramos (faz uma plicatura) o músculo reto abdominal para que o abdômen fique mais firme. Geralmente realizamos a abdominoplastia juntamente com uma lipoaspiração para que possa ser retirada a gordura acumulada na região superior do Abdome e nas laterais do corpo. Veja na figura abaixo a diferença de um Músculo afastado e de um músculo no lugar correto

abdominoplastia e gestação 1

Músculo Reto abdominal afastado numa gravidez normal

abdominoplastia e gestação 2

Músculo reto abdominal após abdominoplastia e gravidez

Abdominoplastia e gestação: Principais diferenças na gravidez após a cirurgia

A gravidez depois da abdominoplastia tem algumas diferenças como:

  • A barriga cresce menos para frente e mais para as laterais, mas isso não interfere no crescimento do bebê;
  • O risco de estrias existe pois a pele continua esticando normalmente portanto é preciso hidratar constantemente para pele não romper, criando estrias.
  • Como a mulher tem menos gordura na barriga, poderá sentir o bebê com mais intensidade, desde cedo.

O fato de ter feito uma abdominoplastia não interfere em uma nova gestação, pois ela não altera o funcionamento dos órgãos reprodutores e da pele. Por mais esticada que esteja também possui a capacidade de esticar-se ainda mais. O parto poderá ser normal ou cesária, e o corte da cesariana não interfere em nada com a cirurgia plástica abdominal

 

Confira também: Cuidados com a pele na gravidez

 

A barriga volta ao normal depois?

Se a mulher não aumentou muito de peso durante a gravidez e usou bastante creme hidratante, a barriga deve voltar a aparência que tinha antes de engravidar, mas com uma aparência menos chapada e mais natural.

No entanto, se estes cuidados não foram tomados a barriga pode ficar com estrias e o acumulo de gordura pode aumentar o volume abdominal, mas em todo caso a barriga não deve voltar a ser o que era antes da cirurgia plástica, ficando sempre mais firme já que os músculos abdominais encontram-se costurados e isso não irá mudar com a gestação.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Marina Felca
Marina Felca
Atua na cidade de Americana - SP e atualmente compõe o corpo clínico do Hospital São Francisco, Hospital São Lucas e Hospital Unimed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *