Fototipo de pele: Saiba o que é e como identificar o seu

Fototipo de pele: Saiba o que é e como identificar o seu

O que é microagulhamento
Microagulhamento: O que é e para que serve?
12/12/2019
Preenchimento botox
Existe idade mínima para começar com o botox?
08/01/2020
Fototipo de pele

Fototipo de pele é caracterizada por uma classificação que enumera a cor da pele de uma pessoa em relação à exposição solar. A pigmentação construtiva da pele é herdada geneticamente através da melanina sem que haja interferência do sol.

A cor da pele de uma pessoa pode ser induzida, ou seja, modificada de acordo com sua exposição ao sol. Em tese, quanto mais melanina a pele possui, mais resistente ela é diante da ação do sol, por isso, pessoas de pele muito clara se queimam rápido, enquanto que as de pele escura, podem se expor ao sol por mais tempo.

Portanto, a classificação do fototipo de pele não é feita somente pela cor da pele, mas sim, pela capacidade de cada pessoa em se bronzear diante do sol, bem como sua sensibilidade e vermelhidão.

Quais são os fototipos de pele?

A classificação dos fototipos de pele é chamada de “Classificação de Fitzpatrick”, ela leva esse nome porque foi o médico Norte Americano Thomas Fitzpatrick que estabeleceu essa tabela em 1976 para diferenciar os tons de pele para então, indicar o tratamento adequado para cada pessoa.

Existem 6 fototipos de pele, são eles:

1- Pele Branca – Sempre queima – Nunca bronzeia

Essa categoria é muito sensível, ela nunca consegue ficar com uma cor bronzeada diante do sol, ao invés disso, fica vermelha ao extremo e com ardência podendo inclusive descamar.

Geralmente, pessoas com sardas, cabelos ruivos, olhos azuis e verdes possuem esse fototipo de pele. Elas precisam usar fator de proteção solar com no mínimo fator 50 para se proteger, além disso, é aconselhado evitar a exposição direta e usar chapéus e outras barreiras.

Pessoas com esse fototipo de pele são mais propensos a ter problemas  como o câncer de pele, pois são muito sensíveis.

2- Pele Branca – Sempre queima – Bronzeia pouco

Outro caso de sensibilidade ao sol, geralmente as pessoas de cabelos claros (loiros ou castanhos claros) possuem esse fototipo de pele. Elas precisam cuidar bastante diante da exposição solar, pois são sensíveis.

Apesar de bronzear pouco, elas podem ter muitas queimaduras. O uso do protetor solar fator 50 é indispensável.

3- Pele Morena Clara – Se queima moderadamente e se bronzeia da mesma forma

Nesse caso, a sensibilidade ao sol é normal, ou seja, não é sensível como nos casos de pele branca.

A região cutânea tem uma leve sensibilidade a radiação, contudo, essas pessoas conseguem se bronzear de forma progressiva. Porém, se não usarem protetor solar, elas podem se queimar.

A indicação é de um fator de proteção de no mínimo 30.

4- Pele Morena Moderada – Queima pouco e Sempre bronzeia

Tem bastante resistência aos raios solares, por isso, queima pouco. Porém, é importante usar um fator de proteção acima de 15.

Pessoas de cabelos castanhos claros, escuros e pele morena clara geralmente são categorizadas nesse fototipo de pele.

5- Pele Morena Escura – Raramente queima – Sempre bronzeia

Pouco sensível ao sol, este fototipo de pele consegue ganhar um belo bronze na praia e na piscina com menos chances de queimar.

Geralmente pessoas de cabelos castanhos escuros e pretos com a tonalidade de pele morena escura são fototipo 5.

Por ser mais resistente ao sol, essas pessoas podem usar protetor solar com fator no mínimo 15.

6- Pele Negra – Nunca queima – Não tem sensibilidade ao sol

As pessoas com esse tipo de pele não precisam se preocupar com as queimaduras, pois são muito resistentes ao sol devido a excelente pigmentação da mesma.

Mesmo assim, é importante usar proteção solar com fator acima de 15 para evitar doenças como o câncer de pele.

Como saber qual é o fototipo da minha pele?

Embora as informações acima podem ter de dado um norte, é fundamental consultar um profissional (Dermatologista ou Cirurgião Plástico) para determinar o fototipo, pois são levados em conta outros fatores como:

A cor dos olhos, se tem sardas no corpo, a cor natural dos cabelos, cor natural da sua pele (antes de pegar sol) e a reação da pele da pessoa diante a uma exposição solar prolongada, bem como o seu grau de sensibilidade.

Somente um profissional especializado pode ajudar na identificação correta do seu fototipo de pele para então, indicar um tratamento adequado.

Vale ressaltar que independente do fototipo o uso do protetor solar é de extrema importância para evitar o câncer de pele.

Gostou do conteúdo? Confira também: Correção de cicatriz: Quando é indicado?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Marina Felca
Marina Felca
Atua na cidade de Americana - SP e atualmente compõe o corpo clínico do Hospital São Francisco, Hospital São Lucas e Hospital Unimed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *