Harmonização facial: O que é e quando é indicado? - Dra. Marina Felca

Harmonização facial: O que é e quando é indicado?

Abdominoplastia Quais as indicações e riscos
Abdominoplastia: Quais as indicações e riscos?
12/06/2019
Cirurgia plástica e autoestima
Cirurgia plástica e autoestima: O que é preciso saber?
28/06/2019
harmonização facial

A harmonização facial é a junção de diversos procedimentos estéticos que visam deixar o rosto mais harmônico, ou seja, o rosto pode ficar esculpido.

O rosto é o cartão postal de uma pessoa, pois quando ela se apresenta para alguém, é a primeira coisa notada. O face to face ganha destaque, por isso, tanto homens como mulheres se preocupam em ter essa área do corpo sempre bem cuidada.

Mas, afinal, o que é um rosto harmônico?

Existem mapeamentos faciais que são realizados com base na proporção áurea, uma teoria grega que dita a ” fórmula da perfeição”. Há milhares de anos já se falavam disso, antes mesmo de existir cirurgia plástica.

Essa fórmula mede os olhos, sobrancelhas, nariz, lábios, mandíbula, queixo e o formato do rosto. São 12 pontos analisados no rosto e à partir daí, é calculado qual é a porcentagem da proporção áurea.

Algumas pessoas já nascem com uma boa porcentagem de proporção áurea, ou seja, um rosto simétrico.

Entretanto, as que não possuem essa simetria, podem recorrer a harmonização facial para melhorar seus contornos e formas.

Como funciona a harmonização facial?

O procedimento é bastante sutil, ele visa embelezar o rosto destacando seus pontos fortes e anulando áreas de sombras do rosto.

Para isso, são utilizadas diversas técnicas como a toxina botulínica, preenchimento facial e outros.

– Toxina botulínica

O objetivo desse composto é suavizar as rugas e linhas de expressão, ela atua paralisando a musculatura e tem durabilidade de 3 a 6 meses.

Através dessa substância é possível conseguir diversos resultados positivos na eliminação de rugas na região dos olhos, testa, pés de galinha e as marcas que mudam a expressão das pessoas como: Braveza, raiva ou tristeza.

Através da toxina botulínica se consegue arquear as sobrancelhas, eliminar o sorriso gengival, corrigir as rugas código de barras ao redor da boca, reduzir a porção alar do nariz e as rugas que se formam ao seu redor e outros.

Os resultados realmente podem fazer toda a diferença no rosto de uma pessoa.

– Preenchimento facial

Nessa técnica, o ácido hialurônico é utilizado, sempre para modelar algumas regiões como: preenchimento dos lábios, redução das olheiras, afinar o nariz, corrigir as bochechas e o bigode chinês.

Além disso, ameniza os sulcos que descem ao redor da boca e reduz diversas marcas de expressão, sobretudo os sulcos da bochecha que são ideais para o rejuvenescimento.

A harmonização facial deixa a pele mais bonita, hidratada, sem marcas de expressão. A mudança é evidente logo na primeira semana.

– Outros procedimentos

É preciso salientar que técnicas cirúrgicas também podem ser alinhadas no procedimento, porém, tudo vai depender da necessidade de cada paciente.

Por exemplo, pacientes que desejam bochechas menores podem ser submetidos a bichectomia, é uma técnica que remove os tecidos gordurosas da região. Além disso, existe a blefaroplastia, um procedimento de remoção das bolsas de gordura ao redor dos olhos, aquelas que formam olheiras.

Outras estratégias são o lifting facial para quem tem mais idade, nesse procedimento são reposicionado os tecidos em pontos estratégicos da face para melhorar o contorno.

Para quem é indicada a harmonização facial?

Homens e mulheres podem realizar o procedimento. Normalmente, as pessoas acima de 40 anos em sua maioria, são as que mais procuram a técnica, entretanto, nada impede que uma pessoa mais jovem também busque melhorar a composição do rosto.

É muito comum que jovens procurem a harmonização facial para afinar o nariz, arquear a sobrancelha ou amenizar as bolsas ao redor dos olhos.

É importante compreender que esse procedimento está relacionado a ” proporção do rosto”, ou seja, nem sempre isso tem haver com o processo de envelhecimento.

Como é a recuperação?

O período de recuperação vai depender dos procedimentos realizados. A toxina botulínica e o preenchimento facial não demandam longos períodos de repouso, geralmente no dia seguinte, os pacientes voltam às suas rotinas normalmente.

No entanto, se harmonização facial tiver algum procedimento cirúrgico aliado, a recuperação é mais lenta e depende da área tratada.

Nesse caso, é importante tirar todas as dúvidas com o cirurgião plástico antes de realizar qualquer procedimento.

Se você tiver interesse em fazer harmonização facial, mas ainda tem dúvidas. Pode entrar em contato comigo através dos canais de atendimento, ou agendar uma consulta! Ficarei muito e feliz e terei o maior prazer em atendê-lo(a)!  Gostou do conteúdo? Confira também: Tratamentos para o rosto – Os segredos do botox, preenchimento e fios de sustentação.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Marina Felca
Marina Felca
Atua na cidade de Americana - SP e atualmente compõe o corpo clínico do Hospital São Francisco, Hospital São Lucas e Hospital Unimed.

1 Comentário

  1. Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *