Muitos pacientes tem dúvidas sobre os riscos e segurança na cirurgia plástica. Isso é comum, afinal, além de ser um procedimento que geralmente envolve anestesia, é uma cirurgia. Embora o assunto pareça bastante complexo, reunimos nesse artigo alguns tópicos que podem ajudá-lo a conhecer melhor sobre este assunto, confira:
Estar acima do peso pode ser um fator prejudicial no caso de uma cirurgia. Promovendo um risco aumentado, o processo cirúrgico, a recuperação e o procedimento da anestesia criam um risco maior de sangramentos. Isso se deve ao fato de que quando o corpo humano está acima do peso ideal, os vasos sanguíneos também ficam um pouco maiores, criando esse risco. O ideal é fazer o processo cirúrgico quando se está próximo do peso do ideal, ou, melhor ainda, quando se está nele.
É sempre recomendado para os pacientes com o hábito do tabagismo que eles cessem o uso um mês antes da cirurgia, e, se possível, não retorne após ela. Se isso não for possível, que fiquem pelo menos um mês após a cirurgia sem fazer o uso. O risco ao organismo é de que o processo cirúrgico e a recuperação sejam mais difíceis, principalmente quando levamos em conta o processo de intubação. Já no pós-operatório, existe um risco maior do que o comum de necrose e uma dificuldade na cicatrização. Isso ocorre por conta da falta de oxigenação em alguma parte do corpo.
Mulheres que fazem uso de anticoncepcional, é sempre recomendado que seu uso seja pausado um mês antes da cirurgia. Isso se deve a um risco elevado de trombose no pós operatório. Portanto, suspenda seu uso um mês antes.
Pacientes com diabetes, hipertensão e outros, esses problemas não são contra indicações para a cirurgia. Porém, é crucial que eles estejam atentos a sua saúde, com essas doenças controladas, para que qualquer risco seja minimizado.
Nunca se esqueça desse detalhe, ele é importantíssimo! Sempre busque conhecer o profissional com quem você pretende fazer o processo cirúrgico. Verifique se ele é um associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), se ele já operou outras pessoas, e se você já o conhece. Procure saber também se ele prestará seu atendimento no pós-operatório, e, se haverá um respaldo. Esses cuidados são cruciais.
Um cuidado bastante importante também é o de conhecer a clínica onde você pretende fazer o processo cirúrgico. Verifique se ela tem aprovação da vigilância sanitária e se o local tem preparação para caso uma emergência ocorra.
Confira também: Cuidados com a Pele no Inverno