Você sabe quando fazer cirurgia plástica? - Dra. Marina Felca
Rinoplastia
31/07/2020

Atualmente vemos repercutir muito nas mídias sociais diversos procedimentos estéticos e vários famosos que os fizeram, e temos dentro desse contexto a cirurgia plástica, sendo muitas vezes apenas retratada pelo seu resultado sem demonstrar todos os caminhos que devem ser percorridos para o alcance desse desejo.

    A intenção da cirurgia plástica é proporcionar ao paciente o bem-estar consigo mesmo, físico e mental, fazendo parte de um processo para se sentir seguro e confiante.

    Vou listar abaixo alguns pontos que são extremamente importantes para essa construção

      1. Estar seguro

        Não basta ter vontade para fazer uma cirurgia. A união entre sonho, vontade e coragem é ponto chave antes de operar. Existe a paciente que tem vontade e não tem coragem, ou seja, ainda não se sente segura para fazer o procedimento. Existe a paciente que tem coragem, mas não tem essa vontade clara, age por indução de outras pessoas, não tem o procedimento como sonho ou meta para aquele momento. E por fim, existe a paciente que tem vontade e coragem, ou seja, já está pronta para esse momento; está segura do seu sonho e do momento para realizá-lo.

      2. Buscar um bom profissional

      Buscar uma avaliação profissional, entender sua necessidade cirúrgica, saber qual seria o seu planejamento pré e pós cirúrgico. Entender como será o período de recuperação e os cuidados necessários nessa fase. Também importante buscar referências desse profissional, saber onde opera, e sentir o grau de comprometimento com seu caso.

       3. Fase de exames

       Antes de uma cirurgia vários exames serão necessários, desde exames de sangue, até exames mais elaborados de acordo com cada necessidade. Em alguns casos também teremos avaliação de outros colegas médicos, como cardiologista e anestesista por exemplo.

      4. Liberdade psicológica

     É de extrema importância você refletir se esse sonho realmente é seu, ou, se algo ou alguém está te movendo. Seja bem sincera contigo mesma no pré cirúrgico.

     Faça algumas perguntas a você:

– “É isso o que eu REALMENTE desejo?”

– “ Essa cirurgia é pra mim?”

– “Estou preparada para esse procedimento?”

– “ O que eu espero de resultado vou conseguir com essa cirurgia?”

– “Qual é meu grau de comprometimento no pré cirúrgico e no pós? Estou decidida a fazer a minha parte?”

5. Liberdade Financeira

Liberdade financeira também é importante para realizar uma cirurgia plástica, mas o que seria isso?

O que eu oriento meus pacientes é que além da quantia reservada para o procedimento o paciente deve dispor de uma reserva, para lidar com possíveis intercorrências e pagamentos complementares no hospital ou de medicação . Além disso pode haver necessidade de alguns custos complementares como compra de cinta, meia elástica, realização de drenagem linfática, contratação de equipe enfermagem, materiais para curativo e até custos com alimentação. Portanto coloque na ponta do lápis todos os custos possíveis que você possa vir a ter, afinal você deve planejar seu pós operatório para que ele não seja um fator estressante para você e sim um momento reservado apenas para se cuidar da melhor forma possível e mais tranquila .

    Este é um momento só seu, faça dele um momento super agradável. Tenha certeza que isso vai impactar positivamente na sua recuperação!!!!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Marina Felca
Marina Felca
Atua na cidade de Americana - SP e atualmente compõe o corpo clínico do Hospital São Francisco, Hospital São Lucas e Hospital Unimed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *