Temos duas técnicas cirúrgicas para realização da rinoplastia.
A rinoplastia fechada que geralmente visa a melhora do dorso nasal e a aberta utilizada mais para modificações da ponta do nariz além do dorso. É um procedimento de rápida recuperação e de baixo risco cirúrgico.
Algumas características raciais estão relacionadas com a incidência da procura por técnicas de rinoplastia. Os negros, por exemplo, possuem o nariz com abas mais largas e ponta mais achatada, os orientais possuem achatamento em seu dorso nasal, que costuma ser mais raso. Nos países orientais é muito comum a procura por rinoplastia e também por rinomodelação, para preenchimento do dorso. Os grandes estudos de complicações em relação a este último procedimento, inclusive, têm as maiores casuísticas do oriente.
Para realizar um procedimento no nariz devemos avaliar a proporcionalidade do mesmo com todo o conjunto do rosto do paciente, avaliando e explicando detalhadamente sobre o procedimento e a expectativa em cada tipo de face.
A rinomodelação é um procedimento realizado através de técnicas de preenchimento. Indicamos geralmente preenchedores absorvíveis e que devem ser feitos por profissionais extremamente treinados e habilitados. A rinomodelação é considerada uma técnica de preenchimento avançado e pode causar alguns riscos, por ser uma área de grande vascularização e variações anatômicas.
Converse com seu cirurgião qual melhor técnica para você!