Cicatrizes geralmente são derivadas de machucados ou procedimentos cirúrgicos, entretanto, algumas causam muito incômodos para as pacientes, entre elas as hipertróficas, alargadas, discrômicas e queloides.
Mas, será que existe procedimento para correção da queloide?
A cirurgia plástica é muito avançada e com isso, é possível realizar a correção de algumas cicatrizes, inclusive da queloide. Confira mais informações abaixo!
Algumas pessoas tentam de tudo, massagem com pomadas específicas e até injeção de corticóide que é feita diretamente na cicatriz, entretanto, no caso das queloides, isso nem sempre resolve o problema.
A queloide é caracterizada pelo crescimento excessivo do tecido de cicatrização na região, elas são lesões bastante salientes, rosadas, avermelhadas ou escuras que surgem depois que um ferimento ou corte foi curado.
Quando a cicatriz gera incômodos na estética, é possível recorrer a um cirurgião plástico para fazer um procedimento para correção da queloide. Nesse caso, o profissional faz uma incisão na região e remove a cicatriz antiga e realiza um novo processo de sutura e pontos internos, o que se mostra muito mais eficiente esteticamente do que a cola cirúrgica.
O tempo de cirurgia para fazer essa correção é relativo, pois depende da região a ser tratada. Quando a cicatriz é pequena, geralmente usa-se anestesia local, mas em alguns casos, é necessário associar uma sedação venosa.
No geral, é muito sossegado, pois raramente o paciente sente dores e desconfortos. Para aqueles que trabalham com atividades que exigem força, é necessário ter mais cautela e se afastar por uns 10 dias, o mesmo é solicitado aos praticantes de exercícios físicos.
Para quem trabalha em escritório e atividades leves, não precisa de repouso laboral. Ou seja, podem voltar ao ofício no dia seguinte.
É fundamental cuidar da cicatriz, não pode pegar sol na região por pelo menos 2 meses e deve-se usar filtro solar mesmo em dias nublados e ambientes fechados.
Caso essas medidas não sejam tomadas, podem surgir manchas irreversíveis no local.
Mesmo sendo de pequeno porte, pode haver complicações como: sangramentos, reação a anestesia e outros. No entanto, o procedimento em geral é muito seguro, em raros os casos ocorre algum problema.
Mas, queloide tem cura?
Com relação aos resultados, o aspecto da cicatriz certamente vai melhorar bastante e ficarem mais lisinhas.
Porém, é preciso entender que em alguns casos, a cirurgia pode promover uma cicatriz ainda maior do que a anterior, pois é uma missão impossível evitar a formação de queloides, inclusive se o cirurgião for um profissional muito habilidoso.
A boa notícia é que existem meios de cuidar da cicatriz para que ela reduza o máximo possível os efeitos da queloide, são eles: placas de silicone, curativos compressivos e radioterapia.
Converse com um cirurgião plástico e discuta todas as possibilidades de minimizar esse quadro o máximo possível após o procedimento para correção da queloide.
Gosto do conteúdo? Confira também: Melanoma: O que é e como se prevenir?