Muitas jovens se perguntam qual é a idade mínima para fazer a mamoplastia de aumento, contudo, não há uma resposta definitiva para essa questão, pois a opinião unânime dos especialistas é que esse tipo de cirurgia plástica só deve ser feita quando ocorrer o desenvolvimento completo das mamas.
Para algumas mulheres isso ocorre com 16 anos, outras 18 anos e assim sucessivamente. Essa é uma condição muito individual e que pode variar bastante em cada paciente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas, a mamoplastia de aumento é o procedimento mais procurado pelas jovens entre 15 e 18 anos. Isso ocorre especialmente porque nos tempos atuais, a imposição de uma estética perfeita tem virado o principal assunto em muitos canais da mídia.
A adolescência é a fase das transformações no corpo, isso envolve tanto a parte física como a hormonal que por muitas vezes acaba impactando na autoestima das mulheres jovens.
Por isso, muitas começam a desejar fortemente a realização de uma cirurgia plástica. No ranking estão a mamoplastia de aumento, mamoplastia redutora, rinoplastia, otoplastia e outras.
Com relação aos riscos da mamoplastia de aumento, o maior deles é a ” pressa”. Quando se trata de adolescentes, eles querem tudo para ontem, pois entendem que isso pode ser uma solução mágica para seus problemas.
No entanto, o imediatismo é um vilão, pois não permite que eles pensem que existem pós operatório e também limitações em certos procedimentos.
Por isso, o papel do cirurgião plástico é sempre manter as expectativas realistas de seus pacientes, especialmente porque algumas jovens querem fazer cirurgia plástica para ficar semelhante a alguma atriz ou cantora famosa.
A cirurgia plástica é uma solução quando feita de maneira consciente, pois não ocorre somente uma mudança estética, mas sim na autoestima da paciente. Por isso, ter o acompanhamento de um profissional experiente que realmente passe todas as informações necessárias é fundamental.
Além disso, é importante salientar que existem os riscos corriqueiros de um procedimento cirúrgico que são:
A melhor idade é quando terminar a puberdade, dessa forma, as mamas já estarão formadas e a paciente terá mais maturidade emocional e física para realizar o procedimento.
Isso ocorre em diferentes idades nas mulheres. É algo muito individual, por isso, o cirurgião plástico deve fazer uma análise mais detalhada.
O único procedimento estético cirúrgico que pode ser feito a qualquer momento é a correção das orelhas, nos demais casos, é necessário aval do profissional.
Para entender melhor esse processo do crescimento da mamas nas jovens é muito simples.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as meninas começam a desenvolver as suas mamas antes da puberdade, isso é um preparo para a mudança de fase para a vida adulta.
Durante esse período, os ovários liberam o estrogênio e a progesterona que serão as grandes responsáveis por essas mudanças no corpo, inclusive nas mamas.
Conforme a puberdade chega, ocorre o aumento das glândulas mamárias e dos tecidos que as sustentam. Esse processo é amplo, pois não envolve somente a formação de dutos, mas também de todas as estruturas como botões terminais, botões alveolares, lóbulos e outros.
A grande questão é todas essas mudanças não são feitas do dia para a noite, mas levam algum tempo, para alguns especialistas, isso só termina 2 a 3 anos após a primeira menstruação.
Contudo, a glândula mamária ainda passa por mudanças ao longo dos anos, isso ocorre até quando a mulher chega na menopausa, ou seja, elas continuam se desenvolvendo. No entanto, isso não quer dizer que precisa esperar tudo isso para fazer a mamoplastia de aumento. À partir do estágio de desenvolvimento inicial, esse procedimento já é perfeitamente possível.
Se esse for o seu interesse, fale com um cirurgião plástico de confiança para uma avaliação do seu caso. O mais importante é realizar o procedimento de forma consciente e dentro das normas estabelecidas pelos profissionais.
Gostou do conteúdo? Confira também: Correção de cicatriz: Quando é indicado?