Como muitos já devem saber, daqui alguns meses serei mamãe novamente. Pensando na minha gestação e nas perguntas que tenho ouvido no consultório resolvi escrever um texto sobre o assunto: Quais os cuidados com a pele na gravidez que estou tomando e que espero que minhas pacientes tomem também!!!
A gestação é uma fase muito exigente para a pele do abdome devido ao crescimento do bebê. Manter os cuidados com a pele na gravidez é fundamental para evitar a formação de estrias e para recuperar mais rapidamente a forma depois do nascimento, por isso, veja quais os cuidados com a pele na gravidez que são fundamentais.
O aumento gradual do tamanho do bebê durante a gestação obriga ao progressivo estiramento da pele para acompanhar o desenvolvimento do bebê. Se a barriga não for bem hidratada desde o início da gravidez (o uso de um bom hidratante deve ser, idealmente, um hábito diário estando ou não à espera de um bebê!), rapidamente surgem as estrias que, depois de aparecerem, dificilmente são disfarçadas.
A partir do segundo trimestre da gravidez, com o ganho de peso acelerado do bebê, costumam aparecer as primeiras estrias. Primeiro vermelhas, as estrias tornam-se brancas com a passagem do tempo, e podem surgir na barriga, coxas, quadris, peito e glúteos, zonas mais afetadas pelo aumento de peso e consequente estiramento da pele.
Contudo, as estrias não são uma sentença inevitável! Elas podem ser prevenidas com os cuidados certos.
O aumento de peso é um fator de risco para o aparecimento de estrias já que, ao aumentar de volume, a pele é obrigada a esticar muito mais para além do normal.
Manter o peso adequado é fundamental não só para a saúde da pele, mas também para o saudável desenvolvimento do bebê, para evitar complicações de saúde maternas e para facilitar o retorno à forma física anterior à gestação no pós-parto.
Apesar dos cuidados a ter com a alimentação durante a gravidez, este não é o momento para dietas e regimes de emagrecimento. O ideal é adotar uma dieta nutricionalmente equilibrada antes de engravidar e manter esses bons hábitos ao longo da gestação.
No terceiro trimestre, o bebê ganha mais peso e isso influencia, também, o aumento do peso da futura mamãe. Se seguir uma alimentação adequada às suas necessidades nutricionais e do seu bebê será muito mais fácil recuperar a forma física no pós-parto.
Confira também: Prótese de mama: Conheça os principais tipos e suas diferenças
O exercício físico ajuda a manter a boa forma física ao longo da gravidez ao mesmo tento que permite combater alguns incômodos associados à grande mudança do corpo materno.
As dores nas costas, na região pélvica ou o peso nas pernas pode ser aliviado com exercício físico adequado, como os alongamentos, exercícios para melhorar a postura, natação, a hidroginástica, e com suaves massagens localizadas. Antes de iniciar algum programa de exercícios, converse com a sua ginecologista sobre o plano mais adequado para si e para o seu bebê.
Durante toda a vida, mas especialmente na gestação, é fundamental ingerir 2 a 3 litros de água por dia. A ingestão de água evita a retenção de líquidos, melhora as funções digestivas e intestinais e hidrata a pele e mucosas.
Evite tomar banhos longos e com a água demasiada quente, que deixam a pele seca e sensível às agressões diárias, como sol, frio e vento.
Um dos cuidados com a pele na gravidez é a utilização de cremes com fator de proteção solar elevado, mesmo durante as estações frias, no rosto e nas zonas expostas para evitar a formação de manchas provocadas por alterações da pigmentação da pele. Nas estações quentes, evite a exposição direta ao sol mesmo usando um protetor solar. O aumento hormonal da gestação aumenta o risco de melasma.
Use e abuse de óleos como o óleo de amêndoas doces, de sementes de uva ou girassol e de cremes enriquecidos com óleos essenciais. Hidrate diariamente a barriga para ajudar a manter a elasticidade e facilitar a recuperação da pele no pós-parto.
Confira também: Cinta modeladora emagrece?