Muitas pessoas querem saber como se planejar para fazer uma cirurgia plástica, afinal, é um grande sonho para boa parte delas.
O planejamento é a melhor forma de se atingir objetivos, por isso, existem passos que devem ser feitos para garantir que tudo saia conforme planejado e que os resultados alcançados sejam os mais positivos possíveis.
Não é preciso lembrar que se trata de uma questão de saúde também e não apenas de estética, afinal qualquer procedimento cirúrgico possui seus riscos.
Você deve estar pensando que o primeiro passo é “ter dinheiro”. Contudo, não é bem por aí, o planejamento para realizar qualquer procedimento cirúrgico não envolve somente as finanças.
É fundamental conversar com a sua Cirurgiã para conhecer todos os detalhes do seu procedimento, qual programação de tempo no pré e pós procedimento para então realizá-lo.
Perguntas importantes a serem respondidas sobre o planejamento de Cirurgias Plásticas
Então vamos lá, vou responder a essas dúvidas muito comuns
A primeira consulta deve ser feita com um mínimo de três meses de antecedência da data que você gostaria de realizar a cirurgia ou pelo menos um ano antes da data que você gostaria de “usufruir” do resultado alcançado, como ir a praia, piscina já com a cicatriz mais clarinha ou ir a algum evento importante familiar, como casamentos, formaturas…
Nossa, mas um ano antes não é muito tempo?
Inicialmente podemos pensar que sim, mas sabemos que nos primeiros 6 meses após a cirurgia a cicatriz ainda está bem avermelhada, elevada, em franca fase de cicatrização, a região operada ainda está inchada e demora até vermos o resultado final.
Considerando um evento importante que você está esperando, é melhor termos um tempo de segurança a mais para nao termos desfechos e resultados inesperados na época do evento.
Se o peso está acima do normal, é importante que controlemos isso antes. Alguns pacientes me procuram com vontade de diminuir a mama ou o abdome com a cirurgia plástica, mas muitas vezes estão bem acima do peso.
Assim, podem comprometer o resultado final da cirurgia, além de aumentar o risco anestésico e de complicações pós operatórias. O ideal é buscarmos o peso ideal para cada paciente, se for o caso, emagrecer antes e manter o peso estável por pelo menos 3 a 4 meses antes da cirurgia.
Os exames devem ser iniciados logo após a consulta ou pelo menos três meses antes do procedimento.
Assim que os exames e avaliações ficarem prontos, devem ser trazidos a nós em consulta o mais breve possível para verificarmos se há alguma alteração a ser corrigida, e confirmar se o procedimento poderá ou não ser realizado.
Alguns pacientes descobrem que são diabéticos, ou que estão com a pressão alterada ou que tem alguma predisposição para trombose, como as trombofilias. Nessas situações, a cirurgia precisa ser adiada, o paciente deve passar com outros colegas médicos especialistas para controle dessas alterações.
Por isso a importância de planejar com antecedência, assim podemos realizar o procedimento na data que o paciente havia pedido anteriormente e com saúde em ótimo estado.
Vocês podem estar imaginando que seria no inverno né? A resposta é: nem sempre. Claro que muitos pacientes operam no inverno pensando que será mais agradável usar malha cirúrgica nessa época ou que vai inchar menos nesse período. Na verdade, isso é mito.
As malhas cirúrgicas atualmente são muito confortáveis, com malhas mais finas e frescas, tecido mais “gelados”. E o inchaço? Esse vai acontecer independentemente da época do ano, ele ocorre e faz parte do processo pos operatorio de todos os pacientes, ninguém escapa dele.
Claro que uns incham menos e outros mais e, nesse caso é importante ter um momento para as drenagens linfáticas no pós operatório, pois ajudam muito nessa fase, além de evitarem cicatrizes fibróticas a longo prazo.
Então, qual melhor época? A melhor época é quando o paciente poderá seguir todas as recomendações de pos operatorio, ter auxilio de alguem da familia ou de uma enfermeira nessa fase, fazer as drenagens , fazer o repouso necessário, ter um tempo para se cuidar, tomar seus remédios. A média desse tempo de repouso é de 20 dias, porém cada paciente é único, e recomendações podem variar caso a caso.
Não é bacana operar e ter um espaço muito curto de tempo para voltar as atividades, pois intercorrências podem acontecer, pontos podem abrir e atrapalharem o retorno ao trabalho, por exemplo. Então, se programe, curta, esse momento é só seu. Quanto mais cuidados você tiver no pos operatorio, melhor você se recuperará.
Seguem abaixo algumas orientações rápidas e mais específicas para os procedimentos mais questionados por nossos pacientes
É necessário uma programação mínima de 6 meses para que os resultados comecem a apareçam. Após o procedimento você vai inchar, terá que usar malha compressiva e outros cuidados, como drenagem linfática. Portanto, o ideal é que se programe o quanto antes para conseguir aproveitar o verão com o melhor resultado e menor risco de complicações
Como nesse caso tem o corte, a paciente não deve pegar sol por um bom período, além disso, é preciso usar cinta de compressão. É ideal se programar de 6 meses a 1 ano antes do verão.
A recuperação inicial pode levar cerca de 3 a 6 meses, no entanto, se a cicatriz ainda estiver vermelha, ela poderá manchar quando se expor ao sol. Portanto, siga as orientações de sua equipe médica.
Demora mais tempo para cicatrizar, pois é um procedimento que tem mais pontos. No geral, o período total de planejamento deve ser de pelo menos 6 meses para ter um resultado inicial. Inclusive, não é indicado expor a cicatriz ao sol se ela estiver vermelha.
É um dos procedimentos mais demorados para a recuperação total, por isso, é fundamental saber como se planejar para fazer uma cirurgia plástica.
O tempo para que a mudança seja totalmente visível, pode variar de 1 a 2 anos, então, se você tiver um evento importante na sua vida que necessite tirar muitas fotos, tenha isso em mente.
Geralmente em 15 dias os resultados já são efetivos quando realizado apenas a pálpebra superior, porém durante esses dias, a região pode inchar bastante e ficar arroxeada. Quando realizamos a pálpebra superior e inferior o resultado mais próximo do ideal é geralmente alcançado entre o terceiro e sexto mês.
A cirurgia de otoplastia tende a inchar bastante, caso deseje fazer é preciso se programar por pelos menos 20 dias de repouso relativo, pois será necessário usar uma faixa na cabeça nesse período. Obviamente que antes disso (geralmente 5 dias) a criança ou adulto pode voltar para suas rotinas diárias de estudo ou trabalho desde que usem a faixa e não façam atividades físicas até liberação médica.
O resultado é melhor visto após o terceiro mês e fazemos acompanhamento até um ano de pos operatorio. Sabemos que em 6% dos casos existe a possibilidade de recidiva e necessidade de reoperação até esse período.
Se você vai fazer esse procedimento, é preciso ter em mente que existe um período onde os resultados começam a aparecer, em média 15 a 20 dias depois da aplicação. Assim, nesse período você terá um retorno para avaliarmos o resultado alcançado. Caso necessário, pode ser feito um complemento nesse dia e vermos o resultado final dali 2 semanas em média. Portanto, recomendamos a aplicação com antecedência de 30 dias de algum evento importante.
O preenchimento é um dos procedimentos mais realizados atualmente e pode ser feito em várias regiões do rosto, tanto para sustentação, efeito lifting ou como aumento de volume no lábios, por exemplo. Dependendo da região a ser tratada, o prazo de recuperação pode alterar.
Geralmente os lábios ficam inchados nos primeiros dias e estão melhores após 20 dias da aplicação. Se o paciente desejar aumentar mais o volume é geralmente necessário uma segunda sessão. Agora, outras regiões como malar e mandíbulas, incham geralmente menos e não atrapalham o paciente a retomar a vida normal logo após a aplicação.
Se o paciente tem uma necessidade maior de preenchedor, como por exemplo, 8 seringas para alcançar o resultado desejado, costumamos dividir o procedimento em duas etapas, com intervalo de 20 dias entre elas.
Por isso, é ideal que haja um planejamento de pelo menos 30 a 40 dias antes de qualquer acontecimento importante.
Confira também: Tratamentos para a região dos olhos
No caso dos bioestimuladores ou preenchedores com efeito de bioestimulação, orientamos a aplicação pelo menos com antecedência de 3 a 6 meses, pois sabemos que após esse período que veremos a resposta do organismo a este produto em relação a produção de colágeno. Assim, neste caso, se buscamos além do efeito preenchedor, a melhora da pele temos que iniciar o tratamento antes.
Ao longo das sessões podem ser associados preenchimentos habituais de ácido hialurônico nas áreas de refinamento como pálpebra (olheira) e lábios para melhor harmonia facial. Lembramos que nestas áreas os bioestimuladores não devem ser aplicados.
O procedimento é realizado sob anestesia local a nível ambulatorial, sem necessidade de internação. Mantém-se curativo em algumas pequenas regiões por 10 dias e deve-se ficar afastados de atividades físicas, tratamentos odontológicos e fazer alimentação mais leve por pelo menos 3 semanas após procedimento.
Resultado inicial se vê logo após aplicação porém resultado mais duradouro após o terceiro mês, já que ele também estimula a produção de colágeno.
Lembrando que as dicas acima tem o objetivo de mostrar como se planejar para fazer uma cirurgia plástica ou procedimento estético, pensando principalmente no pré e pós procedimento. Nenhuma orientação substitui uma consulta médica e avaliação de cada caso é extremamente importante.
Ademais, é preciso ter em mente que antes disso, é necessário ter uma disponibilidade de pelo menos 3 a 6 meses antes para conversar com o Cirurgião e realizar todos os exames preparatórios para depois marcar a cirurgia.
De modo geral, tanto os procedimentos como Botox, Preenchimento e Cirurgia Plástica demandam um tempo de planejamento antes e depois, para garantir bons resultados.
Gostou do conteúdo? Confira também: Cirurgia plástica e autoestima: O que é preciso saber?