A nova moda entre as famosas é malhar usando cinta modeladora. Mas será que é uma prática saudável? Qual a função da cinta? Afinal a cinta modeladora emagrece? Vamos descobrir qual sua real função e se realmente a cinta modeladora é útil para a redução do peso.
A cinta modeladora é indicada no pós-operatório de lipoaspiração e abdominoplastias afim de diminuir acúmulo de líquidos, por exemplo. Em outras indicações ortopédicas mais específicas acabam por restringir certos movimentos durante o treino, além de atrapalhar a respiração durante o exercício físico se estiverem muito apertadas e acabam por prejudicar a recuperação entre eles.
Alguns pacientes também acreditam que o uso da cinta pode ajudar a emagrecer, mas na verdade ela apenas comprime a região, e pode inclusive piorar a flacidez muscular pois a pessoa para de usar o músculo voluntariamente, deixando ele mais solto. Assim, após a retirada da cinta a gordurinha ainda estará lá e o músculo corre o risco de ficar flácido.
Veja também: 3 mitos sobre o “Corpo Perfeito” que você precisa saber
O uso da cinta no pós-operatório durante o exercício deve ser temporário e com pouca compressão até o paciente estar liberado de seu uso pela equipe médica. Portanto seguir as recomendações médicas é essencial para um excelente resultado dos treinos e do pós-operatório.