Métodos menos invasivos do que a cirurgia plástica tem se popularizado, através desses tratamentos para o rosto é possível melhorar o aspecto da pele, amenizar rugas e reduzir a flacidez do rosto e pescoço.
Os principais deles são:
Pensando em sanar todas as dúvidas usuais que existem acerca desses procedimentos, e ajudar você que está interessado em melhorar a aparência do rosto, a ter mais clareza sobre o assunto é que tive a idéia de fazer este artigo, confira:
É ideal que os produtos utilizados sejam absorvíveis pelo organismo, embora os riscos de rejeição sejam pequenos, caso houver, os componentes absorvíveis podem ser extraídos completamente do corpo, ao contrário do que acontece com os não absorvíveis.
Os procedimentos devem ser feitos de acordo com a necessidade, independente da idade, somente um especialista pode fazer a indicação, pois cada paciente possui uma anatomia, ou seja, cada pessoa envelhece de uma forma.
Alguns, apresentam rugas com 25 anos e outros com 40 anos que nunca precisaram fazer nenhum procedimento, pois tem uma genética diferente.
Os fios são formados por ácido polilático, são completamente absorvíveis. Primeiramente, o organismo absorve o fio para então, começar a produção de colágeno. O tempo estipulado para degradar o colágeno é de aproximados 2 anos, portanto, essa é a durabilidade do tratamento.
Dá para ver na pele?
Vai depender da espessura da pele do paciente, se ela for extremamente fina no começo pode ficar um pouco visível. Inclusive, pessoas com essa característica de pele não possuem indicação desse procedimento.
Os fios de sustentação são indicados para melhorar contorno de mandíbula, sulcos (bigode chinês) e outros tipos de flacidez no rosto. Para rugas ao redor dos lábios não é indicado esse procedimento, é necessário apelar para outros tratamentos como por exemplo: o Botox, para relaxar a musculatura e o preenchimento com volaite para hidratar profundamente a pele.
No entanto, se as rugas na região dos lábios forem muito profundas, é necessário realizar outros procedimentos como Peelings mais profundos e cirurgia.
Sim existe! O procedimento usado são os “fios de sustentação silhoutte” feito com ácido polilático. Esse produto pode ser usado para o ângulo da mandíbula e também para levantar a sobrancelha.
Quando a ponta da sobrancelha fica caída, o semblante da pessoa fica mais triste. Em alguns casos, apenas com o uso do botox já é possível notar a diferença no levantamento dessa região, entretanto, para pacientes que não tem a musculatura firme na região da testa, a indicação é dos fios de sustentação.
A durabilidade dos fios de sustentação nessa região também é de 2 anos.
O procedimento elimina a flacidez através da tração da pele, as áreas mais indicadas são: Região da sobrancelha, supercílios, pescoço, bigode chinês, maxilares.
Apesar dos fios de sustentação apresentarem uma boa tração, eles não possuem tanta força como os fios cirúrgicos, por isso, eles são aplicados em pares para que um dê suporte para o outro.
O único lugar do rosto onde os fios de sustentação são colocados apenas 1 par de cada lado é a região da sobrancelha.
A anatomia de cada paciente é diferente, por isso a avaliação clínica é extremamente importante, além disso, é necessário verificar como será a resposta da musculatura depois da aplicação.
Para isso, realiza-se uma dose para cada paciente e depois avalia a sua eficácia. No retorno, depois de 15 ou 20 dias da aplicação, é possível verificar se o resultado foi positivo ou precisa de uma ” complementação”.
Esses cuidados são tidos especialmente quando na primeira aplicação, pois na segunda, o profissional consegue ter uma direção melhor, pois já conhece o histórico do paciente.
Não, os fios de sustentação são formados pelo ácido polilático absorvíveis, enquanto que os fios de ouro são materiais mais antigos e são inabsorvíveis. Na realidade, os fios de ouro estão em desuso.
Induzem a produção de colágeno e melhoram a textura da pele, além de fazer uma tração na pele em casos de flacidez leve dando um efeito lifting.
Na hora de fazer o fio, é feito um furo por onde ele vai entrar e outro por onde ele vai sair. No local onde ele vai entrar, pode ficar uma prega, já que a pele foi tracionada para essa região.
Já existem fios para o corpo, eles podem ser usados no abdômen para melhorar o colágeno da região e fazer com a pele dê uma tracionada.
Esse procedimento não é indicado para todo mundo, o segredo do fio é justamente a indicação do especialista, pois os resultados pode ser bom para uns e nem tão positivos para outros.
Como dito acima, pacientes com pele muito fina são contra indicados, pois o cone não terá encaixe.
Pacientes com rosto muito cheio terão poucos resultados devido ao peso da pele.
A indicação dos fios de sustentação são para pacientes entre 30 e 50 anos que tenham uma pele de boa espessura e flacidez de grau leve para moderado.
Flacidez mais graves, a indicação é cirúrgica.
Aquelas pessoas que quando sorriem mostram a gengiva podem se beneficiar com o uso do Botox, pois é necessário relaxar a musculatura para o sorriso ficar mais linear.
Agora, quando o paciente possui uma discrepância óssea é necessário fazer uma cirurgia para raspar esse osso.
O primeiro passo é diferenciar quais são os tipos de rugas. Algumas aparecem quando existe movimentação da face, outras surgem com o rosto simplesmente parado.
Se as rugas aparecem quando há movimentação como sorrir, ou , outras expressões como é caso dos olhos, pode ser aplicado o Botox. No entanto, se as rugas são estáticas, o preenchimento é indicado.
O tratamento vai depender do tipo de ruga, se ela é dinâmica ou estática.
Não, a expressão continua, a única diferença é que não marca tanto as rugas. O objetivo é justamente deixar o resultado mais natural possível para que ninguém perceba que o paciente realizou algum procedimento.
Os resultados dependem da forma de aplicação, da quantidade e também do profissional conhecer a anatomia do paciente.
Não, o botox relaxa os músculos e remove expressões de braveza, ruguinhas e olhar de cansaço, mas não muda em nada com relação a sensibilidade.
Em todo rosto, pescoço, sorriso gengival, código de barras no buço, queixo.
A aplicação do botox extra facial pode ser feita para pessoas com suor excessivo nas axilas e couro cabeludo também.
Não necessariamente, é bom fazer para manter os resultados, além disso, você pode fazer doses preventivas para que as rugas não fiquem evidentes.
Caso o paciente não fizer, as rugas vão tomando sua forma normal, com o tempo, elas ficam mais profundas e ocorre maior dificuldade de tratar.
A vantagem de fazer o botox sempre é a manutenção da aparência das rugas e a pele mais firme.
No período de 4 horas após a aplicação do botox, não pode ser feito atividade física, baixar a região (manter a postura é importante para evitar que o botox migre para outra região) e ficar próximo a lugares quentes.
Além disso, não é permitido ficar pressionando a região da aplicação.
Depois desse período, é possível retornar às atividades normais.
Os resultados começam a aparecer depois de 3 dias. Após 20 dias, é importante retornar ao consultório para avaliação.
Em suma, os procedimentos citados acima são indicados para melhorar a aparência e levantar a auto estima de forma mais natural possível.
Para mais informações, consulte o médico a respeito, o consultório está a disposição para tirar todas as dúvidas e fazer uma avaliação!
Confira também nosso conteúdo sobre Rejuvenescimento facial e os 4 pontos importantes sobre esse tratamento!