Cirurgia Íntima feminina ou Ninfoplastia, como é mais conhecida, ainda é um tema que gera muitas dúvidas entre as mulheres. Muita gente tem vergonha sobre esse assunto e acaba não perguntando e nem conversando a respeito. Buscando explicar mais sobre essa cirurgia e desmistificar o assunto, reunimos neste artigo uma série de respostas a várias dúvidas sobre a Ninfoplastia, confira:
A ninfoplastia, ou, cirurgia íntima, é um procedimento que faz a correção dos pequenos lábios que cresceram em excesso na região genital. Os lábios internos muito proeminentes podem levar ao acúmulo de secreção local, atrapalhar a penetração durante a relação sexual e causar dor, além de afetar em grande escala a autoestima das pacientes.
A maioria das mulheres vem apresentando outra queixa na primeira consulta e só depois de estabelecer uma relação de confiança conosco falam da parte mais íntima. Outras vem sozinhas pois não conseguem falar desse assunto para ninguém da família e nem para uma amiga. Contudo, é uma cirurgia muito comum e muito realizada, mas, a vergonha de se falar sobre esse assunto muitas vezes faz com que as pacientes achem que só elas têm essa alteração ou esse desejo.
Confira também: Cuidados com a pele na gravidez
A operação de ninfoplastia leva em média 40 minutos e não exige que a paciente fique internada. A intervenção pode ocorrer só no lado que está maior, corrigindo alguma assimetria ou dos dois lados. A cicatriz da cirurgia de ninfoplastia é praticamente imperceptível. Em geral, a região da ninfoplastia não costuma ser muito dolorida, então, para quem tem receio da dor, não se preocupem, o procedimento é bem tranquilo.
Durante a recuperação são recomendados pelo menos três a cinco dias de repouso para evitar sangramento, hematoma e abertura de pontos. A cicatriz exige cuidados de higienização e limitam os movimentos no começo e os pontos costumam cair sozinhos. Não devem ser realizados exercícios físicos específicos (como andar de bicicleta) e relação sexual até completa cicatrização da região que dura em média de 30 a 40 dias.
Confira também: Mitos e verdades sobre abdominoplastia e gestação