Com o passar dos anos o aparecimento das rugas é inevitável, por isso, as mulheres ficam ansiosas na busca de uma solução rápida e eficiente. A verdade é que o melhor tratamento para diminuir marcas de expressão é o “Botox“.
A toxina botulínica atua na função muscular impedindo a contração exagerada da musculatura fazendo com que ela fique mais suave e com isso, diminui marcas de expressão e trata as rugas estáticas da face.
A maior indicação do uso do botox é justamente para tratar as marcas de expressão, além disso, ele pode ser usado para reduzir as rugas dinâmicas, arquear as sobrancelhas e controlar o suor excessivo (hiperidrose).
São chamadas de rugas dinâmicas aquelas que aparecem conforme a pessoa se move, esse é o caso dos pés de galinha e das marcas na testa.
Agora, se o problema for o bigode chinês ou sulcos ao redor dos lábios, então o botox não poderá ajudar, o mais indicado é fazer o preenchimento com ácido hialurônico.
O botox tem a função de bloquear a ação dos músculos, ele faz isso inibindo uma substância chamada acetilcolina responsável por dar a ordem para os músculos de uma determinada região se moverem.
Como a contração do músculo é bloqueada, não há formação de rugas.
O efeito botox começa a ser percebido após 48 horas da sua aplicação. No entanto, é preciso ter um pouco de paciência, pois o resultado final é apenas percebido por volta de 15 dias.
À partir desse prazo, os resultados vão se manter estáveis pelo período médio de 4 a 6 meses, geralmente em pessoas do sexo masculino o efeito não ultrapassa os 4 meses, pois os músculos são mais resistentes.
Não existe nenhuma indicação específica, existem pessoas com 25 anos que já se incomodam com as linhas e rugas na pele, enquanto que outras de 40 anos ainda não fizeram nenhum tratamento para diminuir marcas de expressão, pois ainda não vêem necessidade.
Na verdade, nessa hora o que conta é a opinião pessoal de cada pessoa com relação a sua aparência, pois não se trata de uma necessidade fisiológica, mas sim, com a imagem estética.
Hoje em dia é bastante comum o uso do botox de forma preventiva, aplicado quando a pessoa ainda não tem marcas de expressões profundas, o objetivo nesse caso é prevenir o aparecimento de rugas dinâmicas.
Já o botox corretivo é aplicado em mulheres com rugas e linhas de expressão acentuadas e que desejam amenizar esse efeito.
O tratamento com botox só é contra indicado para grávidas, lactantes e portadores de algumas doenças (imunológicas, neuromusculares, coagulopatias).
Por isso é importante contar com profissionais habilitados para a aplicação do botox, pois eles farão uma avaliação do paciente antes de realizar o procedimento.
Muitas pessoas apresentam um certo receio de aplicar a toxina botulínica para diminuir marcas de expressão, isso porque existem muitos resultados artificiais com aspecto de “expressão congelada”.
Porém, é importante salientar que os profissionais habilitados sempre primam pela dose mínima nas primeiras aplicações justamente para não causar um efeito que descaracterize as expressões de uma pessoa. Ou seja, o cálculo da dose da toxina botulínica sempre vai depender exclusivamente da indicação e tratamento a ser realizado.
O congelamento total das expressões só é realizado quando o paciente solicitar. Porém, isso não é usual, pois a maioria das pessoas, sobretudo as mulheres solicitam sempre um resultado mais natural e discreto.
Portanto, antes de começar o tratamento para diminuir marcas de expressão, converse com o seu médico cirurgião plástico e alinhe com ele todas as possibilidades de resultados.
Gostou do conteúdo? Confira também: Fios de sustentação: Quais são os prós e os contras de fazer o procedimento?