As queimaduras são lesões, algumas de tratamento bem difícil, pois podem atingir diversas camadas da pele, pelos, músculos, cabelos, olhos e outros.
O contato direto com o fogo, vapores quentes, brasa, sólidos superaquecidos ou incandescentes, bem como eletricidade, substâncias químicas e radioativas são as principais causas desse problema.
Em suma, as queimaduras podem ter diversas origens, desde as térmicas, elétricas, químicas ou radioativas. As mais frequentes são as térmicas, que inclusive envolvem os acidentes domésticos entre crianças, adultos e idosos.
O primeiro passo para o tratamento de queimaduras é conhecer o tipo da lesão para entrar com os primeiros socorros.
Posteriormente, elas são classificadas da seguinte maneira:
– Queimaduras de primeiro grau – Quando atinge somente a epiderme, a parte superficial da pele. Nesses casos, os sinais são ardência, inchaço no local, vermelhidão, calor e dor.
– Queimaduras de segundo grau – Atinge a derme, uma camada mais profunda da pele. Nesse caso, a lesão apresenta inchaço, bolhas e uma dor bastante intensa.
– Queimaduras de terceiro grau – É a lesão mais grave, atinge não só os tecidos mais profundos, mas também, os músculos. Na maioria dos casos, não há dor, pois as terminações nervosas também são comprometidas.
É fundamental se dirigir ao um pronto atendimento em caso de queimaduras. Os primeiros socorros devem ser feitos conforme o tipo da lesão, confira:
1. Água quente e alimentos quentes
É importante resfriar a região queimada com água fria ou corrente, pois o objetivo é impedir que o calor continue queimando.
Isole a região queimada com um pano limpo e leve a pessoa ao um pronto socorro.
2. Gasolina, álcool ou outra substância inflamável
Apague o fogo da área usando um pano úmido e limpo, depois, jogue água gelada ou corrente sobre o queimado.
Cubra a área queimada com um pano limpo e leve ao hospital.
3. Bases e ácidos (substâncias químicas)
Lave bem a lesão com água corrente, proteja a área com um pano limpo e seco. Se precisar, leve ao médico urgentemente.
4. Fios, tomadas e corrente elétrica
É preciso ter muito cuidado, primeiro, desligue a fonte de energia ou afaste o fio com um pedaço de madeira.
Somente depois, socorra a vítima e a leve no pronto socorro ou chame a emergência.
5. Água vivas e demais agentes biológicos
Lave muito bem a área com água corrente, depois mantenha a região protegida com uma pano limpo.
Muitos acidentes em casa com relação a queimaduras, podem ser evitados. Por isso, é fundamental prestar atenção em alguns hábitos desencadeantes do problema, entre eles:
Cuidados especiais com crianças:
Nenhum ferimento por queimaduras deve ser negligenciado, pois as consequências podem ser graves. Então, ao perceber o acidente, sempre busque orientação médica.
Jamais aplique produtos caseiros como: creme dental, sal, açúcar, pó de café e outros. Não fure bolhas, não coloque gelo no local e se tiver roupas grudadas, não tente tirar.
Para proteger a queimadura até se deslocar a um atendimento médico, use um pano limpo, nunca o algodão.
Se no momento do acidente, você ficar desesperado e não saber o que fazer, ligue para o 193 e peça ajuda para prestar os primeiros socorros de forma adequada.
Gostou do conteúdo? Confira também: Cicatrizes: Como prevenir e tratar?
1 Comentário
Como evitar: nao ficar exposto muito tempo ao sol ou a temperaturas muito altas, pois o calor dilata as veias do nariz, facilitando o sangramento. Como evitar: os objetos que podem causar cortes devem ser mantidos longe do alcance das criancas e devem ser utilizados com cuidado e atencao pelo adulto.