A cirurgia bariátrica é um procedimento muito usado em pessoas obesas que precisam perder peso por questões de saúde. Os indivíduos que a realizam não conseguem ver a hora de emagrecer logo e ficar com o corpo esbelto.
No entanto, é necessário que os pacientes que se submetem a esse método saibam que o resultado final exige muita paciência, persistência e a clareza que na maioria dos casos, outros procedimentos cirúrgicos deverão ser realizados.
Estou falando da cirurgia plástica. Entenda mais sobre esse assunto!
O emagrecimento através da cirurgia bariátrica é tido como “drástico”, uma vez que o indivíduo perde muito peso em um curto espaço de tempo.
É justamente por isso que os pacientes apresentam um nível elevado de flacidez e também, excesso de pele em várias partes do corpo como: pernas, braços, barriga e rosto.
Nesses casos, a indicação da cirurgia plástica após o emagrecimento é uma realidade, pois somente através dessa técnica é possível reconstruir o que está causando desconforto para esses pacientes.
O excesso de pele pode atrapalhar nas atividades diárias, bem como, causar inúmeras infecções. Ou seja, esse procedimento não visa somente a estética, mas sim, a saúde e o bem estar.
O primeiro passo para realizar o procedimento é ” estabilizar o peso” no seu processo de emagrecimento. Isso pode levar de 6 meses ou até 2 anos, vai depender de cada paciente em específico e também, do método bariátrico utilizado.
Alguns tipos de cirurgia bariátrica promovem um emagrecimento mais rápido, por isso, como parâmetro geral, o paciente deve apresentar IMC (Índice de Massa Corpórea) inferior a 30.
É importante salientar que geralmente, a cirurgia plástica pós emagrecimento envolve 2 ou mais áreas (pernas, braços, barriga, rosto). Por se tratar de regiões extensas, não é recomendado realizar o procedimento em mais do que 2 regiões por vez.
Isso significa que certamente, a pessoa terá que voltar a mesa de cirurgia outras vezes para fazer as demais partes do corpo.
Em suma, o paciente precisa ter em mente que precisa estabilizar o seu peso, manter uma vida saudável e fazer todos os esforço para não voltar ao seu peso anterior.
A retirada do excesso de pele é chamada de “dermolipectomia”, todavia, existem diversos tipos, vai depender da região a ser operada, o grau de flacidez e também, a necessidade de cada pessoa.
De forma isolada, os principais tipos são:
Somente o cirurgião plástico poderá fazer uma análise detalhada do corpo da paciente para detectar as reais necessidades.
A duração da cirurgia plástica após o emagrecimento tem duração entre 2 a 5 horas, vai depender da região a ser operada e também, se existem outras técnicas associadas.
A recuperação funciona da mesma forma como os demais procedimentos estéticos, o tempo de repouso pode variar de 15 a 30 dias, conforme orientação médica.
É importante salientar que a cirurgia plástica não tem a função de emagrecer, mas sim, de modular o corpo e corrigir a flacidez.
O processo de recuperação pode incluir: Uso de medicamentos para dor, remédios que afinam o sangue, cuidados com os curativos, uso de cintas modeladoras e o seguimento de outras instruções dadas pelo cirurgião plástico.
Pacientes que seguem a risca as orientações médicas, evitam de ter complicações pós operatórias como: infecções e hemorragias. Especialmente no que diz respeito a primeira semana, que exige repouso absoluto e cuidado redobrado.
Você ainda tem dúvidas sobre a cirurgia plástica após o emagrecimento?
Fale comigo, eu terei o maior prazer em atendê-la(o), você pode comentar aqui embaixo ou me chame nos canais de atendimento!
Gostou do conteúdo? Confira também: Cirurgia Plástica e autoestima: o que é preciso saber?