A Blefaroplastia é a cirurgia realizada para correção do excesso de pele das pálpebras rejuvenescendo e destacando o olhar. Com o decorrer dos anos ocorre um afrouxamento da musculatura ocular causando a flacidez e queda da pele dos olhos, podendo impactar inclusive na abertura ocular.
Neste período de pandemia, com o uso de máscara o olhar se torna mais evidente necessitando de maior atenção e cuidados. Esses podem partir de procedimentos estéticos minimamente invasivos como toxina e preenchimento até um procedimento cirúrgico como a blefaroplastia.
A Blefaroplastia trata o excesso de pele e gordura das pálpebras melhorando o aspecto de cansaço, de olhos inchados e caídos. Para o procedimento idade é fator relevante, porém não é exclusivo pois há pacientes jovens que terão indicação da mesma forma que pacientes mais velhos. Nesse caso avalia-se a genética e a anatomia ocular do paciente (presença de pele, olho raso ou fundo…)
O tipo de anestesia utilizada geralmente é anestesia local e a sedação pode ser associada para proporcionar maior conforto ao paciente.
Após o procedimento o paciente deve utilizar óculos escuros, compressas gelada e colírios para diminuir a irritação ocular e diminuir o roxinho da região. Evitar sol também é um importante cuidado no inicio.
Uma curiosidade:
Quem tem delineador permanente (tatuado) pode fazer a cirurgia. Ele não atrapalha no planejamento. Caso haja alguma necessidade, pode ser retocado depois da cirurgia.