Preciso ter medo de fazer um preenchimento? - Dra. Marina Felca

Preciso ter medo de fazer um preenchimento?

harmonização facial
O que você precisa saber sobre Harmonização Facial com preenchedores de maior duração
11/02/2020
melhorar aparência dos olhos
Rejuvenescimento do olhar: Como melhorar a aparência?
27/02/2020
cuidados com o preenchimento

Fazer um preenchimento pode ser um fator de preocupação para algumas pessoas, inclusive, muitas chegam a ter medo de ficar com o rosto de aspecto artificial ou até mesmo com receio da dor.

Porém, existe muita desinformação sobre esse procedimento e por isso, muitas pessoas relatam o medo de se submeter a essa experiência. Diante disso, que tal tirar algumas dúvidas importantes para eliminar qualquer mal entendido sobre os preenchedores? Confira!

Fazer um preenchimento facial dói?

Na realidade, o paciente pode sentir um desconforto, mas que não chega a ser uma dor, pois são usadas algumas táticas anestésicas para fazer a aplicação. Ademais, o procedimento é muito rápido e nem dá tempo de sentir a região dolorida.

O objetivo do uso dessas táticas é reduzir a sensibilidade da agulha e além disso alguns preenchimentos já vem com anestésico na composição, tornando o procedimento extremamente confortável 

Outro mito muito comum é com relação a perda de sensibilidade na região, o preenchimento não causa esse efeito, pois ele é aplicado nas camadas superficiais da pele..

A pele pode ficar avermelhada?

Logo depois da aplicação, a pele muito fina ou bem branca pode ficar mais vermelha por causa do atrito da agulha. Geralmente essas pessoas tem hipersensibilidade diante de qualquer ação com agulha, até mesmo na aplicação de uma medicação.

Pessoas com muita aderência na pele também podem apresentar esse aspecto na região onde o preenchimento for aplicado.

No entanto, o avermelhado vai sumindo já algumas horas após a aplicação. Caso fique algum hematoma deve-se usar protetor solar entre 7 e 15 dias após o procedimento. Depois disso, nenhuma mancha vermelha ou roxa restará no rosto.

O resultado do preenchimento facial fica artificial?

É compreensível essa preocupação das pacientes atualmente, pois vemos muitos resultados por aí bem artificiais e desarmônicos. Mas é fundamental entender que isso não é regra, existem formas de fazer um preenchimento que resulte em um aspecto bem natural.

Isso é possível através de uma conversa entre paciente e cirurgião plástico, o profissional deve saber quais são os anseios do seu cliente e também, observar seus traços e anatomia do rosto para analisar o que pode ser feito.

São diversos fatores que podem mudar completamente o resultado de um preenchimento facial, alguns deles são: marca do preenchedor, quantidade, plano de profundidade que foi colocado, experiência do profissional e senso estético do mesmo, entre outros.

Ademais, a paciente precisa ter indicação precisa para fazer o preenchimento facial, caso contrário, os resultados podem não ser positivos. Somente um cirurgião experiente pode fazer essa avaliação e sugerir o melhor tratamento, afinal ele tem estratégias para conseguir proporcionar um resultado natural.

Quais os riscos de fazer um preenchimento?

Todo e qualquer procedimento possui riscos, no caso do preenchimento o principal deles é a alergia ao produto, especialmente quando usado em grandes quantidades em uma determinada região.

Por isso, é fundamental realizar esse tratamento com profissionais especializados.

No geral, os riscos do preenchimento são muito baixos, alguns deles são: Inchaço, dor, caroço,  infecção e raramente pode acontecer necrose na região.

No entanto, esses riscos podem ser minimizados quando o tratamento é feito devagar, ou seja, começando a aplicação com poucas ampolas e trabalhar por região específica.

Usando os produtos aos poucos os riscos são praticamente nulos e o resultado é o mais natural possível.

É fundamental também seguir todas as orientações do profissional depois de realizar o procedimento. Isso pode ser definitivo para o bom resultado.

Confira também: Fios de sustentação: Quais são os prós e os contras de fazer o procedimento?

Existem contra indicações?

É verdade que não são todas as pessoas que podem fazer um preenchimento, nesse caso, as contra indicações são:

  • Alérgicos a qualquer componente do preenchedor;
  • Portadores de doenças autoimunes descompensadas;
  • Pessoas que sofrem com inflamações ou qualquer infecção no local;
  • Gestantes;

Para tirar dúvidas, é fundamental conversar com o profissional e não se esquecer de relatar qualquer condição de saúde.

Em síntese, não é necessário ter medo de fazer um preenchimento facial, desde que ele seja bem orientado. No geral, a melhor forma de garantir bons resultados sem sentir nenhum desconforto é realizar o procedimento aos poucos, dessa forma, o paciente fica mais confortável e consegue ir ajustando as aplicações conforme a sua necessidade.

Portanto, buscar um profissional especializado é uma questão de bom senso e preocupação com a saúde. Dessa forma, os resultados serão mais naturais e sem complicações.Gostou do conteúdo?

Confira também: O que você precisa saber sobre Harmonização Facial com preenchedores de maior duração

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Marina Felca
Marina Felca
Atua na cidade de Americana - SP e atualmente compõe o corpo clínico do Hospital São Francisco, Hospital São Lucas e Hospital Unimed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *