Melanoma é o nome dado ao “câncer de pele”, ele tem origem nas células produtoras de melanina, a substância responsável por determinar a cor da pele de uma pessoa. No geral, essa doença atinge mais adultos.
As manchas, sinais ou pintas pode surgir em qualquer parte do corpo em pessoas com tonalidade de pele mais clara. Já nas pessoas com a tonalidade de pele negra, a incidência maior é nas áreas mais claras do corpo como na planta dos pés e palmas das mãos.
Primeiramente, é preciso compreender que existem vários tipos da doença, eles são classificados de acordo com a gravidade e características. Confira:
– Melanoma superficial – Pode-se afirmar que esse é um tipo mais comum da doença, sua aparência é plana e irregular, geralmente aparece em tonalidades de cores diferentes entre o marrom e o preto.
Sua incidência pode acontecer em qualquer idade ou parte do corpo. Pessoas com tom de pele mais claras possuem mais probabilidades de adquirir a doença.
– Melanoma Nodular– O início acontece quando uma área do corpo fica mais elevada e nas colorações vermelha azulado ou preta azulada. Em alguns casos, somente é notada a elevação, sem cor aparente.
– Melanoma Lentigo – A área da pele fica plana e com manchas marrons, parecendo até o bronzeamento. No geral, atinge os braços, pescoço e rosto, os idosos são os mais atingidos nesse caso.
– Melanoma Lentiginoso Acral – Tipo de câncer de pele mais raro, o subtipo de melanoma ACRAL, diferentemente de outros tipos de câncer dermatológico, surge independentemente da cor da pele ou da exposição ao sol. Ainda não se conhece um fator de risco específico para essa doença, ele aparece nas solas dos pés e sola das mãos.
As células da pele que produzem a melanina tendem a se desenvolver de forma controlada, entretanto, se algumas possuem danos no DNA, elas podem crescer fora de controle e formar uma camada de células cancerosas.
Fatores ambientais e genéticos podem provocar o câncer de pele, confira:
Lembre- se que o câncer de pele pode surgir em qualquer área do corpo, inclusive no trato gastrointestinal, orelhas, mucosas, genitais, braços, pernas e rosto.
O melanoma pode ser prevenido, é fundamental seguir as recomendações dos especialistas que são:
Pacientes que já tiveram o melanoma devem fazer o acompanhamento médico regularmente.
A conduta médica vai depender do estágio da doença, no geral, é feita a cirurgia para remoção do tumor. Esse procedimento geralmente é realizado no estágio inicial, em alguns casos, o melanoma é tão fino que a biópsia já consegue remover completamente o tumor.
Quando o melanoma se espalhou e já se encontra em um estágio mais avançado pode ser sugerido outros tipos de tratamento como: Radioterapia e a Quimioterapia.
Além disso, já existem outros medicamentos usados nesses casos e que apresentam uma boa taxa de sucesso no tratamento. O objetivo é evitar a evolução da doença e aumentar a expectativa de vida do paciente.
Gostou do conteúdo? Confira também: Prevenção e tratamento dos tipos de câncer de pele