A rinoplastia é um procedimento cirúrgico realizado no nariz para correção estética que pode ser, tanto para diminuir o seu tamanho, corrigir a projeção da ponta, reduzir a giba óssea ou afinar as asas nasais.
É o cirurgião plástico que define a melhor estratégia a ser adotada com base nas necessidades de cada paciente. A cirurgia em si é bem tranquila, porém o que muitas vezes perturba o sono de muitas pessoas que desejam fazer esta cirurgia é sobre o pós-operatório.
O pós operatório da rinoplastia é um pouco incômodo sim, entretanto, as dores podem ser perfeitamente controladas com medicação. Os cuidados intensos após o procedimento costumam durar 7 dias, e é de extrema importância seguir as recomendações do médico.
Abaixo conheça algumas dicas que podem te ajudar no período de recuperação:
Os 7 primeiros dias necessitam de repouso absoluto, ou seja, é indicado ficar deitado ou sentado de maneira confortável.
Podem ocorrer sangramentos no período pós operatório, especialmente quando o paciente realiza movimentos bruscos, pois a pressão sanguínea se eleva.
Todavia, por 3 semanas não é recomendado nenhuma atividade física e nem carregar peso. Esse período precisa ser respeitado para que ocorra a cicatrização.
É ideal manter sempre a cabeça elevada, para dormir, use dois travesseiros nessas 3 semanas.
Nesse período pós cirúrgico é natural que a região fique bastante inchada, o sol pode agravar ainda mais esse sintoma e ainda promover manchas na pele, especialmente se a região ainda estiver arroxeada, esses pigmentos podem se fixar na pele.
No geral, 2 semanas sem sol seria suficiente, no entanto, se o paciente puder ficar por 2 meses seria o ideal e recomendado de fato.
O pós cirúrgico sempre exige cuidados especiais na alimentação, todavia, no caso da rinoplastia isso pode ser uma das principais orientações para não ter mal estar e sangramentos.
É ideal ingerir somente opções leves e frias nos 3 primeiros dias, de preferência refeições pastosas e líquidas para que sejam mais fáceis de engolir. Após esse período, até pode incluir alimentos quentes, entretanto, nessa primeira semana é aconselhado evitar alimentos que precisam ser muito mastigados, pois a garganta estará bastante dolorida.
Os alimentos mais indicados após a rinoplastia são: Vitaminas de frutas geladas, smoothies, gelatinas, sucos, sopas frias, caldos frios, iogurtes, abacate amassado, banana amassada, purês, feijão amassado e ovo cozido.
É importante evitar chocolates, café, refrigerantes e chás à base de cafeína, além de alimentos industrializados e duros que precisam ser muito mastigados.
A respiração fica mais difícil na primeira semana, em alguns casos, ocorre coágulos de sangue nas narinas. Pode acontecer do paciente engolir sangue sem perceber e causar náuseas, porém não há motivos para preocupação.
Caso deseje saber mais sobre a alimentação pós cirurgia, confira nosso artigo e fique por dentro de todo os cuidados, antes e depois de uma cirurgia plástica!
Às vezes um espirro vem de maneira intensa e não tem como evitar, não é verdade?
Mas, tente não espirrar pelo nariz, pois pode doer e até mesmo abrir os pontos.
Além disso, não assoe o nariz, limpe com cautela a região, jamais esfregue. Durante o primeiro mês, é aconselhado usar soro fisiológico para lavar dentro do nariz a cada 2 duas horas, pois a formação de crostas pode atrapalhar na respiração.
Na hora de lavar o rosto, use sempre água fria.
Não burle nenhuma das instruções passadas pelo médico cirurgião e nenhuma destas dicas. O pós cirúrgico da rinoplastia deve ser feito com paciência, pois o resultado do procedimento não depende somente do cirurgião, mas também, dos cuidados do paciente em casa.
O especialista vai indicar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e até mesmo descongestionantes nasais. O inchaço e os hematomas costumam reduzir, após 6 semanas do procedimento.
Os resultados começarão a ser notados à partir dos 30 primeiros dias, mas, é somente depois do 6º mês à 1 ano, que serão vistos definitivamente, pois vai depender da cicatrização completa do nariz.
Antes de realizar a intervenção cirúrgica, é importante fazer uma avaliação geral da saúde. Lactantes e pessoas com doenças agudas prévias não podem se submeter a cirurgia.
Caso você tenha mais dúvidas sobre como funciona a cirurgia de rinoplastia, confira nosso conteúdo e saiba tudo sobre este procedimento.