Prevenção e tratamento dos tipos de câncer de pele - Dra. Marina Felca

Prevenção e tratamento dos tipos de câncer de pele

abdominoplastia e gestação
Mitos e verdades sobre abdominoplastia e gestação
11/05/2018
Benefícios e Malefícios da exposição ao sol
Benefícios e Malefícios da exposição ao sol
25/05/2018
tipos de câncer de pele

O câncer de pele é muito prevalente em nosso país principalmente pelo clima tropical. Vamos apresentar alguns tipos de câncer de pele mais comuns, bem como qual tratamento adequado para esses tipos de câncer de pele. Confira abaixo os tipos de câncer de pele, qual sua origem e qual prevenção e tratamento adequado a cada um.

 

Basocelular

Um dos tipos de câncer de pele mais comum é o carcinoma BASOCELULAR que tem relação direta com a exposição solar. Os pacientes que tiveram queimaduras solares na infância ou na adolescência, ou algumas profissões como carteiro, pescador, trabalhadores rurais que se expuseram mais ao sol por longos períodos da vida sem proteção tem mais risco de desenvolver esse tipo de câncer de pele.

 

Espinocelular

Também existem outros tipos de câncer de pele de carcinoma chamado de ESPINOCELULAR, porém bem menos frequente. Devemos prestar muita atenção naquelas lesões que são avermelhadas, peroladas, com brilho, que não cicatrizam ou reaparecem após um período, pois podem ser indicio de um câncer de pele. Lembrar sempre que o uso do protetor solar é o principal fator de prevenção. O filtro ou protetor deve ser aplicado no período da manhã, e reaplicado antes do almoço e no início da tarde, independente de estarmos no verão ou inverno, chovendo ou fazendo sol.

 

Veja também: 3 mitos sobre o corpo perfeito. 

 

Melanoma

Outro tipo de câncer de pele mais raro é o melanoma, em torno de 1% dos casos. Não está tão relacionado a exposição solar, mas sim a predisposição genética, hereditária. Pode estar associado a presença de uma pinta preta que pode crescer, mudar de cor, coçar ou sangrar. Os pacientes que apresentam muitas pintas pelo corpo devem fazer um acompanhamento mais regular com dermatologista ou cirurgião plástico e podem fazer um exame chamado dermatoscopia digital. Esse exame consegue avaliar mais precisamente essas lesões, fotografá-las e ter um parâmetro mais objetivo quando for realizado um novo exame comparativo, observando se houve mudança de cor, tamanho, forma e bordas.

 

Tratamento para os tipos de câncer de pele

O tratamento mais comum para o câncer de pele do tipo carcinoma é a cirurgia que na maioria das vezes consegue ser curativa. Para os tipos de câncer de pele do tipo melanoma, o tratamento também é cirúrgico, mas a depender da sua profundidade pode ser necessário a retirada de gânglios próximo a lesão, devido seu maior risco de disseminação para outras partes do corpo.

O que nunca devemos esquecer é o uso diário do protetor solar para prevenção do aparecimento dessas lesões e acompanhamento regular com nosso médico. Prevenir é muito importante.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Marina Felca
Marina Felca
Atua na cidade de Americana - SP e atualmente compõe o corpo clínico do Hospital São Francisco, Hospital São Lucas e Hospital Unimed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *