3 mitos sobre o “Corpo Perfeito” - Dra. Marina Felca

3 mitos sobre o “Corpo Perfeito” que você precisa saber

6 dicas imprescindíveis para reduzir a papada
6 dicas imprescindíveis para reduzir a papada
01/03/2018
prótese de mama
Prótese de mama: Conheça os principais tipos e suas diferenças
26/03/2018
3 mitos sobre o Corpo Perfeito que você precisa saber

O calor faz com que nos preocupemos de uma maneira mais intensa com nossa imagem corporal, com os “pneuzinhos” e com o excesso de peso. Todos os seres humanos se desenvolvem em um meio social que faz com que acreditem que se apresentar bem é algo importante. Contudo, o corpo perfeito deve combinar massa muscular, estética, saúde física e mental. De nada adianta um corpo escultural se interiormente estamos destruídos emocionalmente ou fisicamente com o uso de anabolizantes, por exemplo.

Por mais que pareça fantasioso, para muitas mulheres, se não forem altas, com o corpo bem definido, com seios fartos e bumbum empinado, elas nunca conseguirão encontrar o parceiro de suas vidas. Alguns homens também alimentam essa perspectiva, tanto que acreditam que quanto mais definidos e fortes forem, maiores são as chances de encontrarem uma companheira. Contudo, a realidade não é exatamente dessa maneira.

 

Influência da cultura no Corpo Perfeito

Cada cultura determina um padrão de beleza que é alterado no decorrer do tempo. O que muitas pessoas não se dão conta é que o padrão evidenciado em revistas e na televisão não é a regra e sim uma exceção, tanto que não é qualquer pessoa que é escolhida para estampar essas mídias. Não obstante, muitos sujeitos acabam esquecendo que a realidade vai além dos que está sendo exposto nas mídias. Evite a procura de soluções milagrosas e tampouco se permita ir para além daquilo que o nosso corpo, o nosso bem estar e a nossa qualidade de vida permitem.

Para que tenhamos uma elegância física, devemos compreender e aceitar a ideia de mantermos uma alimentação equilibrada e saudável e a prática de atividades físicas regularmente. Se a aparência física é um fator completamente decisivo para o nosso bem estar, talvez seja preciso avaliar o nosso nível de autoestima. Sonhar é algo muito bom, desde que não deixemos de vivenciar a realidade e aceitar que esta é positiva.

 

Conheça alguns mitos sobre o corpo perfeito e veja se você se enquadra em algum deles!

 

1. Medidas perfeitas

A não ser que você tenha pretensão de participar de algum concurso de beleza, ou fisiculturismo essas medidas não são unanimidade. Algumas literaturas falam da proporção cintura quadril como sendo a mais atraente de 0,7 (por exemplo 100cm quadril e 70 cm de cintura) mas talvez a melhor medida a ser observada seria a medida da circunferência abdominal.

Se você for mulher, com circunferência acima de 88cm ou homem com mais de 102cm, preste atenção. Mais do que ser milimetricamente perfeita, precisamos ser saudáveis e diminuir a taxa de mortalidade por problemas cardiovasculares. Só alcançando o bom senso entre estética e saúde seremos belos de verdade.

 

2. Depois de uma lipoaspiração não se engorda novamente

Os procedimentos cirúrgicos até podem reduz a quantidade de células de gordura na região operada, mas essas células tem capacidade de hipertrofia, ou seja, de aumentarem novamente. Quando se faz uma lipoaspiração abdominal, por exemplo, reduz-se o número de células naquela região externamente, mas se dentro do abdome houver acúmulo de células de gordura, o risco de uma doença cardiovascular continuará alto. Se o paciente continuar ganhando peso, voltará a ganhar gordura na região operada e em outras regiões também.

 

3. Ter um abdome trincado é sinônimo de saúde

Muitos pacientes buscam um abdome trincado, cheio de “gominhos” e perseguem esse objetivo cegamente. Mas conquistar esse objetivo incessantemente pode trazer riscos à saúde. Cada paciente tem uma predisposição genética, e poderá ou não conquistá-lo através do exercício físico. Muitos não tem essa predisposição e buscam o uso de anabolizantes ou outras substancias para alcançá-lo, prejudicando muito sua saúde. Isso vale a pena?

 

Saiba mais sobre os mitos do corpo perfeito no vídeo abaixo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Marina Felca
Marina Felca
Atua na cidade de Americana - SP e atualmente compõe o corpo clínico do Hospital São Francisco, Hospital São Lucas e Hospital Unimed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *